Av. 24 de Julho 4C, 1200-109 Lisboa / +351 213 950 356 / info@apequenagaleria.com|quar-sex 18:00-20:00 / sab 16:00-20:00

O Rosto é Paisagem

Luiz Carvalho

23 Novembro a 22 de Dezembro 2017

O Rosto é Paisagem 2018-09-25T10:16:57+00:00

Project Description

O RESTO É PAISAGEM. Foi do que me lembrei, depois de ter escolhido entre muitas, muitas fotografias, para esta minha exposição na Pequena Galeria, Lisboa, com o amável convite da Cristina Homem de Melo e do Carlos Oliveira Cruz.

Ainda sem título saltou-me O ROSTO É PAISAGEM.

E assim será.

Nesta selecção, eu sou o Curador de mim próprio; um cura de aldeia a tratar do seu rebanho de imagens tresmalhadas. O Autor tem uma relação estranha, difícil, eu até diria psicótica, com as imagens que o acompanham ao longo da vida, e daquelas que acabaram de nascer.

Nunca sabemos ao certo o que cada uma vale para os outros (estes outros podem ser de espécies e categorias muito diferentes). Mas sabemos que os nossos cúmplices, no caminho do dar a ver, nos entendem; ou melhor: percebem melhor o que cada fotografia nossa representa para eles.

Os rostos que fotografo há 50 anos, são paisagens interiores onde a luz,

o relevo, a escala, e a ilusão do longe estar perto, coincide com a vastidão que me leva à sustentável forma de ver e ser.

Procuro cúmplices, para estes segundos de memória eterna.

Luiz Carvalho

Luiz Carvalho

63 anos, nasceu e vive em Lisboa, com origens na Beira-Alta. Frequentou o Liceu Padre António Vieira, licenciou-se em arquitectura, ESBAL, 1979.

Trabalhou 10 anos como arquitecto na Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais de onde transitou para o semanário Expresso, onde foi editor multimédia, editor de fotografia, sobretudo fotojornalista sénior, durante 25 anos.

Recebeu o Prémio Gazeta, foi correspondente da Sipa Press, anos 80, colaborou na Associated Press, quatro anos no Tal & Qual, Grupo Impala, Grande reportagem, Primeiro de Janeiro onde iniciou em 1978 a sua carreira de jornalista.

Foi professor de fotojornalismo na UAL durante 10 anos e continua a ensinar fotografia no seu estúdio Lightshot.

Desde 2012 que tem um programa semanal na televisão, quatro anos na TVI o Fotografia Total e depois na RTP3 o Fotobox, no ar, onde é autor e realizador.