Av. 24 de Julho 4C, 1200-109 Lisboa / +351 213 950 356 / info@apequenagaleria.com|quar-sex 18:00-20:00 / sab 16:00-20:00

Regresso à Geometria

Carlos Oliveira Cruz

25 outubro a 24 novembro

Regresso à Geometria 2018-10-22T14:22:42+00:00

Project Description

É preciso descobrir o que no nosso subconsciente perdura. E no meu caminho da fotografia regresso sempre às estruturas e nelas à simples e complexa geometria. Mesmo na perseguição inevitável da luz e do encontro sempre desejado entre a linha e os círculos, a geometria indica-nos as pistas, as linhas estéticas e únicas.

Como ensina Almada Negreiros “a Geometria é elegante e deixa depois a cada um a desolcutação sibilina”. É nesse processo de redescoberta que me centrei em dezenas de arquivos onde se encontra a minha “programação discursivamente geométrica”.

Numa palavra: encontrar as geometrias é uma imensa aventura e procurá-la, através da fotografia, é um caminho sedutor e gratificante.

Guiando-me pelas orientações do Mestre Almada, encontrei as linhas de Mondrian, mas apesar de uma certa persistência não descobri ainda o “suprematismo” de Malevitch e muito menos o “duplo quadrado” do arquitecto Lund e a “divisão do círculo” de Ernest Moesel.

Tanto caminho para trilhar, mas as geometrias lá estão ao nosso dispor na paisagem, na antiga e nova arquitectura, na pintura e escultura e mesmo na mera intervenção humana ao longo de milénios, quando tenta com engenho e, por vezes com excessiva força, domesticar a terra que herdou.

São os sulcos na terra lavrada, é a linha geométrica e rude das salinas, é a curva perdida desenhada nos céus inesperadamente sem fim visível.

Esta exposição é o resultado de uma escolha de imagens, recolhida em múltiplos locais e acidentais ocasiões. Como sempre, gosto do acaso como método de procura. Encontrar o acaso é, em si mesmo, um acto de reflexão criativa. Na minha “arca de segredos” outras escolhas poderiam se feitas. Esta é a exposição que resultou de um lento e necessário “tempo” de maturação.

Ficou por encontrar “o duplo quadrado” e a correcta “divisão do círculo”

Tanto caminho para andar.

Carlos Oliveira Cruz

Carlos Oliveira Cruz
Nasceu em Lisboa em 1940 e é licenciado em Economia e Finanças pelo antigo ISCEF.
A fotografia, como expressão plástica pessoal, atravessa transversalmente o seu percurso de vida, sem que, para além do círculo mais restrito dos amigos, a tenha mostrado ao grande público, o que o fez somente a partir de 2006.
Fez uma primeira edição artesanal dos seus poemas «Diário de uma Praia Deserta» em Agosto de 1996 e lançou, em edição mais alargada, o seu mais recente livro «No Reino das Palavras», em Janeiro de 2006.
Colaborou na Revista “Egoísta”.
Enquanto gestor coordenou, com o insuperável apoio do Eng.º Manuel Vaz e Miguel Lobo Antunes, a Culturgest, no período 2000/2004 e foi membro do Júri do Concurso dos Jovens Artistas da Fidelidade.
Exposições
2006 «GEOmetrias» – Galeria 59 – Lisboa; «Variantes» – Livraria Galileu –  Cascais; «A Cor das Viagens» – Galeria Monte Seis Reis – Estremoz
2007 «Raízes» – Galeria IF – Lisboa; «Sudoeste» – Armazém 7 – Lisboa
2008 «Rupturas» – Fundação Medeiros de Almeida – Lisboa
2009 «A Casa Vermelha» – Casa das Artes – Tavira
2010 «Esculturas Acidentais» – Fundação Medeiros de Almeida – Lisboa
2013 «Interiores» e participação nas colectivas «Salão 1#» e «Salão Lisboa» – Pequena Galeria
2013 Sócio fundador de A Pequena Galeria
2014 Co Curador da Exposição «Os fotógrafos da Pequena Galeria» em Agosto no Centro de Artes de Tavira. Participação em colectivas da Pequena Galeria, com o lançamento do projecto «Moda Paris».
2015 Participação na Colectiva «Mar e Terra», organizada no âmbito dos 30 anos do Centro de Artes de Tavira.
2015 «Bastidores» – Pequena Galeria – Lisboa.
2016 Co curadoria de várias exposições na A Pequena Galeria, designadamente na exposição de fotografia inglesa intitulada «The British are Coming».
2017  “10” – Fundação Medeiros e Almeida, Lisboa. Apresentação retrospectiva de 10 Anos /10 Projectos
Publicação do livro 10
2018  Participação na exposição colectiva, realizada pela A Pequena Galeria no âmbito da JUSTLisboa , Lisboa Maio 2018.